Eficiência energética
Por definição a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada numa atividade e aquela disponibilizada para a a sua realização. Assim, eficiência energética consiste em usar de modo eficiente a energia para obter um determinado resultado.
A adoção de medidas eficientemente energéticas são necessárias, por exemplo, a substituição de lâmpadas convencionais por soluções de iluminação LED, uma vez que, apresenta consumo de energia bastante inferior como também uma eficiência superior, como também motores com variação de velocidade, isto é, um motor não tem apenas dois regimes, ON/OFF. Podemos adequar a velocidade do motor à tarefa a desempenhar e assim utilizar o motor de forma eficiente.
Optar por uma solução de eficiência energética SMARTEC estará a apostar num futuro mais económico e sustentável.
Iluminação Industrial Eficiente
A utilização da tecnologia LED na iluminação industrial é cada vez mais uma alternativa muito interessante com a evolução da tecnologia associada à diminuição dos preços das luminárias.
Na iluminação Industrial esta tecnologia encontra-se já muito implementada e supera a tradicional utilização do vapor de sódio de alta pressão.
A redução efetiva dos consumos, o elevado índice de restituição de cores, a flexibilidade na temperatura da cor, a capacidade de arranque imediato, a robustez e uma vida útil muito superior às restantes tecnologias, são os pontos fortes desta tecnologia.
Sistemas de Variação de Velocidade
Design compacto com recursos incorporados, oferecendo facilidade e eficiência energética para uma ampla gama de variáveis e aplicações de binário constante.
O equipamento é dimensionado para diferentes requisitos do cliente, do básico ao avançado, com inclusão de assistentes de programação incorporados.
Em muitos casos um acionamento elétrico permite a remoção de válvulas e engrenagens no sistema.
Também garante um dimensionamento, permitindo em uma corrente inicial mais baixa e pode também economizar, eliminando o compensador de potência relativa.
Nas aplicações os motores geralmente são grandes demais para lidar com uma potencia nominal e também isso raramente ou nunca ocorre.
Também quando se usa métodos de controlo ineficientes (amortecedores, válvulas redução de cauda), o motor funciona a toda velocidade e o fluxo é mecanicamente restrito.
Sistemas de Compensação de Fator Potência
A energia reativa mede-se através do fator potência, cos φ, que mede o grau de eficiência da instalação elétrica. Este fator tem valores compreendidos entre 0 e 1 que indicam o grau de eficiência. Quanto mais próximo do valor 1, maior a eficiência energética e maior o aproveitamento do sistema elétrico.
A redução de consumos de energia reativa é possível através da compensação do fator de potência. Para tal, utilizam-se condensadores (baterias de condensadores), que podem ter diferentes configurações, consoante a especificidade da instalação. A compensação de energia reativa, é um investimento rentável.
Além da redução da fatura de energia elétrica, a correção do fator de potência permite ainda reduzir as perdas na rede interna da instalação, estabiliza os níveis de tensão, melhora o tempo de vida útil dos equipamentos e minimiza o investimento em transformadores e cabos.
Poderá contar com o nosso acompanhamento no dimensionamento, fornecimento e instalação destes equipamentos que irão permitir a poupança na sua fatura de energia.